quinta-feira, julho 16, 2009

Ausência

Travessa de Santa Teresa / Foto TL, 2008

Ainda existe a casa, ainda está
de pé o velho muro do quintal,
ainda nas janelas, bem ou mal,
pendem cortinas como já não há.

Ainda não levaram o sofá
vermelho que, na sala, era o local
das tuas tardes a ler o jornal,
num fundo de veludo e tafetá.

Ainda nos extensos corredores
e na sombra dos quartos interiores
persiste o cheiro a fruta e alecrim.

Só faltas tu. Ou seja, falta tudo,
porque fora de ti não há mais mundo
e até eu me sinto ausente de mim.

10 Comments:

Blogger drengo said...

gostei do soneto. como gosto de tudo o que escreve. no entanto, agora, quase li dois poemas em um - ...a sua conclusão parece poder ser dirigida a qualquer pessoa importante na vida de qualquer mortal...

espero que não se importe se o citar, porque as suas palavras resumem o que andava para dizer há semanas, e não sabia como.

um abraço, bem haja.
j.

1:25 da tarde  
Blogger Torquato da Luz said...

Grato pelas suas palavras, caro J. Esteja à vontade para citar, sempre que queira. Outro abraço e bem haja também.

2:39 da tarde  
Blogger jrd said...

Ou a dolorosa presença da ausência.
Abraço

2:49 da tarde  
Blogger Tudo de mim. Ou quase. said...

Não me sabia capaz de comover com palavras em jeito de blogue. Ou, pelo menos, comover desta forma.
E senti, a carícia das lágrimas, roliças, nas faces. Não as sequei.
Não eram de tristeza. Mas não sei, ainda... do que foram.

3:54 da tarde  
Blogger Torquato da Luz said...

Também pode ser, JRD. Abraço também.

A poesia tem dessas coisas, "Tudo de mim...".

5:30 da tarde  
Blogger PreDatado said...

Um bonito soneto de amor... e saudade.

7:00 da tarde  
Blogger mdsol said...

Tão bonito. Claras aspalavras.

:))

[Não sei porquê julgava-o de férias. O que eu tenho andado a perder...]

7:10 da tarde  
Blogger Torquato da Luz said...

Um abraço, caro PreDatado.

A primeira parte das férias já passou, cara Mdsol. Faltam as outras... :))

7:27 da tarde  
Blogger Dulce Braga said...

Locais, objetos, cheiros, sabores, são da saudade atiçadores...

9:17 da tarde  
Blogger Torquato da Luz said...

Sem dúvida, cara Dulce.

1:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home