quarta-feira, agosto 31, 2005

Lisboa

Cidade luminosa, que entre as tuas
muitas e desvairadas gentes
me acolheste um dia,
deixa-me confessar-te
a alegria de te amar ainda.

Manténs o porte antigo
e ao mesmo tempo adolescente
da primeira vez que te vi
a pentear os cabelos à janela
debruçada sobre o Tejo.

Nos caminhos do teu corpo,
repleto de mistérios e segredos,
aprendi a olhar-me e entender-me,
do mesmo passo que te olhava
e entendia.

Lisboa, minha amante, minha amiga
e minha melhor cama,
és tu que embalas ainda
as esplêndidas noites
claras como os dias
do nosso eterno Agosto.

(2005)

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente! Vai entrar imediatamente na minha particular colectânea de grandes textos sobre Lisboa.

8:48 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Sendo lisboeta, posso dizer que Lisboa acabou por me acolher também, há mais ou menos 10 anos... tal e qual da forma como você menciona. Eu é que não saberia dizê-lo...
Um abraço amigo!

10:52 da tarde  
Blogger Torquato da Luz said...

Caro Anonymous:
Receio bem que que o meu texto não seja tão "grande" como isso, mas, de qualquer modo, obrigado.

10:16 da manhã  
Blogger Torquato da Luz said...

Amigo Espumante:
Além da paixão por Lisboa, etc., temos, pelos vistos, também em comum a vizinhança do Jardim da Estrela.
"Les beaux esprits...".
Outro abraço!

10:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A nossa Lisboa é linda.

11:24 da manhã  
Blogger Português desiludido said...

Caro Torcato!
Que linda forma de "pintar" Lisboa!
Gostei mesmo.
1 Abr
pedro

12:56 da tarde  
Blogger Torquato da Luz said...

Caros JG, Pedro e Laura:
Abraços e obrigado.

7:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem dos grandes poetas não tem um poema de lisboa, de lisboa inspiradora e de fado que ao poeta leva a veia....
Ola poeta aguardo a sua visita novamente ao meu cantinho.
http://amcosta.blogs.sapo.pt

9:45 da manhã  
Blogger lilla mig said...

Ai, Lisboa...
Um beijinho

2:42 da tarde  
Blogger Pink said...

Bela homenagem a Lisboa, caro Torquato. Texto com imagística bem conseguida, muito belo.
Um beijo e bom fim de semana.

12:43 da manhã  
Blogger Torquato da Luz said...

Amcosta, Lilla e Pink, muito obrigado pelas vossas palavras. Bjs.

1:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home