quinta-feira, março 03, 2011

Há palavras

À vela no Tejo
Há palavras com pássaros por dentro,
onde é difícil circular:
têm patas e asas, muitas penas.
É a medo que invento
a força de lhes pegar
com as minhas mãos pequenas.

Há palavras sulcadas de navios,
onde é difícil viajar:
faltam bandeiras e velas.
É por entre calafrios
que me lanço a navegar
no mar eriçado delas.

Há palavras panóplias de mil armas,
pistolas velhas e espadas.
Meu prazer é desarmá-las
ante as tias alarmadas.

Há palavras quais facas espanholas,
brilham no gume afiado,
navalhas de ponta e mola
para o destino aprazado.
Mas destas disse-me a escola
que lhes passasse de lado.

("A Porta da Europa", 1978, rev.)

9 Comments:

Blogger jrd said...

Tens razão poeta. Há palavras que devemos enfrentar e outras que o melhor mesmo é ignorar.

Abraço

8:21 da tarde  
Blogger Torquato da Luz said...

É isso mesmo, amigo João!

Abraço também.

8:37 da tarde  
Blogger OutrosEncantos said...

que poema belo e inteligente Torquato!

... e sempre a amante Lisboa e seu eterno companheiro Tejo como "pano de fundo" :) gosto, gosto muito!
beijo.

12:20 da tarde  
Blogger Torquato da Luz said...

Outro beijo, minha amiga!

4:13 da tarde  
Blogger Obtuso said...

Maravilhoso este poema !
Abraço.

9:03 da tarde  
Blogger Torquato da Luz said...

É a tua amizade, caro Tibério...
Abraço também.

9:55 da manhã  
Blogger addiragram said...

Um belíssimo poema!!!

um grande beijinho

11:25 da manhã  
Blogger Torquato da Luz said...

Beijo grande também, cara Margarida!

1:54 da tarde  
Blogger OutrosEncantos said...

este teu mês de Março foi prodigioso em beleza poética, aqui, neta tua casa.
beijo Torquato, gosto dos teus silenciosos passos lá pelo meu canto.
obrigada.
bom fim de semana.

3:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home