segunda-feira, março 01, 2010

Dúvidas

Rua da Vitória

Se eu não tivesse dúvidas, não era
humano, mas de outra espécie qualquer.
Assim, tenho-as e muitas. Quem me dera
poder afastá-las e conhecer
o íntimo das coisas, a razão
última de elas serem como são.

As dúvidas são minhas e comigo
habitam, mas há muito ultrapassaram
a minha altura. Agora nem consigo
acompanhá-las, grandes que ficaram.
Ainda se a par delas eu tivesse
uma ou outra certeza, mas nem isso.
E quase tudo agora me parece
vazio, obscuro e talvez ao serviço
de causas que a minha alma desconhece.

É no entanto às dúvidas que tenho
que vou buscar a força e o engenho
para seguir em frente e não temer
as certezas que tanta gente em volta,
de uma forma que às vezes me revolta,
pretende que eu também devia ter.

5 Comments:

Blogger jrd said...

Pois é Poeta, as dùvidas são boas companheiras e vêm sempre que as convocamos.
Um abraço

2:35 da tarde  
Blogger Obtuso said...

Lindo poema, Torquato.

Abraço.

4:00 da tarde  
Blogger Torquato da Luz said...

Abraços também, caros JRD e Tibério.

8:56 da tarde  
Blogger mdsol said...

Muito bem!

:)))

12:22 da manhã  
Blogger Torquato da Luz said...

Obrigado, cara Mdsol!

:)))

9:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home